Notícias

Ginkgo Biloba



13/03/2020

Benefícios do Ginkgo Biloba

Diversas propriedades fisiológicas são atribuídas ao Ginkgo biloba e as mais conhecidas são a capacidade de melhorar a circulação e irrigação dos tecidos para favorecer sua oxigenação. Sua atividade antioxidante protege as membranas celulares dos agentes oxidantes, além de inibir agregação plaquetária e melhorar a função cognitiva e memória. Os extratos de Ginkgo biloba são utilizados em casos de deficiência cerebral e insuficiência circulatória, com robusta comprovação científica por meio de ensaios clínicos. 

Nos livros de fitoterapia de autoria de MILLS & BONES (2005 e 2013) o Ginkgo biloba pode ser indicado para distúrbios das funções do Sistema Nervoso Central (SNC) como, vertigens e zumbidos (tinidos) resultantes de distúrbios circulatórios, distúrbios circulatórios periféricos (claudicação intermitente) e insuficiência vascular cerebral. De 35 estudos realizados com Ginkgo biloba, envolvendo 3.541 participantes, foram encontrados efeitos positivos para o uso nas indicações de zumbido, tontura, demência, doença vascular periférica (claudicação intermitente), depressão e doença de Alzheimer (BLUMENTHAL, 2003).

 

Uma recente revisão avaliou 33 estudos sobre a eficácia e a tolerabilidade do Ginkgo biloba no comprometimento cognitivo e na demência. Em geral, não foram observados efeitos adversos para o Ginkgo biloba. Quanto à eficácia, concluiu que existem benefícios associados ao uso de Ginkgo biloba em doses inferiores a 200 mg/dia por 12 semanas ou em doses superiores a 200 mg/dia por 24 semanas. Parâmetros cognitivos, de atividades da vida diária e humor também são apontados como benefícios associados à ingestão do Ginkgo biloba (Birks et al., 2002).

 

Fonte: https://chamel.com.br/ginkgo-biloba-conheca-os-beneficios-desta-planta-milenar/?utm_source=newsletter&utm_medium=destaque-botao&utm_campaign=info_07&utm_content=ginkgo